domingo, 18 de maio de 2014

BUSCA PELA AUDIÊNCIA

EM 2014 O IBOPE DAS EMISSORAS CRESCEM 


Em meio ao crescimento das emissoras em busca da audiência, a globo não consegue manter os pontos que tinha consolidados no ibope e cada dia que passa vem perdendo o seu público. 

Por Mayara Mendes 


O telejornalismo no Brasil é o principal meio de informação, mesmo com os outros meio de comunicação como a internet e a dimensão de celulares com acesso as redes. Uma pesquisa do Ibope afirma que 43 % das pessoas que navegam na internet assistem á TV ao mesmo tempo, isso mostra que a televisão faz parte da cultura brasileira e esta no dia a dia das pessoas, mesmo com o avanço dos novos meios e produtos de comunicação à TV continua a exercer seu papel de entreter e informar. 


A disputa diária das emissoras de TV é pela busca da audiência, segundo os dados do ibope no mês de abril todos os canais abertos exceto a Rede Globo somaram pontos a mais na audiência, de janeiro até o mês de abril a vice – líder Rede Record cresceu 24 %, o SBT cresceu 20 %, a Band cresceu 30% e até a RedeTV! que é um dos veículos que menos tem prestígio pelo público conseguiu alavancar na sua programação e cresceu 23 %. 

Todos os canais estão passando por uma fase de reformulação nos apresentadores, cenários, vestimenta dos apresentadores e a linguagem, todos os telejornais estão procurando trazer uma linguagem mais dinâmica para se aproximar do público. 


Mais pelo que parece, a Rede Globo é a única emissora que não esta conseguindo atingir o seu objetivo e além de não conseguir mais pontos, não está conseguindo manter a boa média que sempre teve, mais a equipe esta tentando mudar alguns programas e telejornais como o Fantástico que é um programa conceituado e que esta no ar há anos, mais as mudanças não estão sendo aceitos pelo público, eles trouxeram muita tecnologia como Robôs, muita computação gráfica e parece que deixaram de investir nas grandes reportagens que sempre foi o foco do programa. 


Estreia do novo Fantástico 2014 
Foto: Divulgação / Facebook 

O telejornal mais importante da casa o Jornal Nacional, que é transmitido no horário nobre da emissora ficou muito desestabilizado, porque perdeu 8 % da audiência, cada ponto no ibope equivale há 65 mil domicílios. O que parece é que o público esta migrando mesmo para outras emissoras e conhecendo novas programações, telejornais. 


A disputa esta cada vez mais acirrada, o que falta para as emissoras é criatividade para gerar novos produtos jornalísticos ir mais a fundo nas reportagens, fazer investigações e trazer novidades, pois é isso que o telespectador esta precisando para sentir – se atraído e convidado á assistir os telejornais.