POR DENTRO DA NOTÍCIA
A composição da notícia e dos telejornais de grandes emissoras.
De fora para dentro da TV, um universo que ainda encanta muitas gerações.
Por Rodrigo Pereira
Olhos atentos, atenção focada. Sorrisos, sensação de indignação, tristeza, ou espanto. Esta é a magia que a televisão proporciona entre as pessoas de várias gerações. Muitas dessas emoções são conquistadas por programas de auditório, novelas, filmes ou shows, mas o sentimento de estar bem informado só pode obter-se integralmente assistindo a um bom telejornal, com credibilidade, imparcialidade, prestação de serviço e que traga as principais notícias da cidade, do estado, do país e do mundo onde aquela pessoa vive.
Telejornal ou telejornalismo é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão.
Telejornais são programas que duram entre segundos e horas e divulgam notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens e sons.
Um aspecto que ainda é novo, mas que deve ser considerado na atividade jornalística é o impacto que as novas tecnologias vêm determinando na profissão. No telejornalismo já começa a se falar no videojornalista. Este termo é empregado aos profissionais que aceitam fazer muti tarefas. São fechadores de jornais, pauteiro, repórter, e apresentadores.
A grande virada no papel do telejornalista ou videojornalista é resultado da chegada às redações dos sistemas digitais. A implantação desses sistemas pelas redes de televisão deve demorar alguns anos. No entanto, a Globo, SBT, Record, Band, RedeTV!, entre outras já começam a utilizá-los. Os novos equipamentos automatizam todas as funções de produção dos telejornais, desde a elaboração da pauta até a exibição.
Willian Bonner e Patrícia Poeta no Jornal Nacional
Foto: Divulgação / Facebook
OS OPERÁRIOS DA NOTÍCIA
Cinegrafistas, fotógrafos e repórteres reunidos
Foto: Divulgação / Rodrigo Pereira
Quando um âncora de um telejornal ganha um prêmio, ele, geralmente, agradece a equipe que está com ele todos os dias, fazendo um bom trabalho. Para ir ao ar, todo telejornal precisa ser abastecido com notícias. Os acontecimentos mais quentes, como acidentes de trânsito e crimes, chegam à redação através do trabalho da equipe de escuta, que telefona para bombeiros, centrais de polícia, hospitais, etc. atrás de informação, além de ficar de olho no rádio, em outras emissoras e na internet.
A notícia também pode ser fria - fatos já previstos na agenda, como inaugurações e reportagens sobre comportamento. Nesse caso, os produtores vão atrás de dados e de entrevistas e deixam tudo agendado para o repórter. A equipe de reportagem vai então para a rua. Cada carro leva um repórter, um cinegrafista, um auxiliar (que ajuda no som e na iluminação) e um motorista. O repórter faz as entrevistas e grava a passagem, que é a parte do vídeo em que ele aparece à frente da câmera. Ele também grava a narração da reportagem, que é chamada de off.
As reportagens locais chegam à redação em fitas, levadas pela própria equipe ou por um motoboy. Nos grandes telejornais há também conteúdo vindo dos quatro cantos do país e de correspondentes no exterior. Essas reportagens são transmitidas por meio de satélites, fibra óptica ou internet.
Com as fitas em mãos, é hora de editar o material. Na ilha de edição, um editor de imagem e um de texto unem o off do repórter às imagens filmadas pelo cinegrafista. Também decidem em que momento da matéria aparece à passagem e, em alguns casos, colocam até trilha sonora. Cada matéria tem cerca de um minuto e meio de duração. Com as matérias editadas, o chefe de redação e os editores executivos montam no computador o espelho do jornal, uma espécie de tabela que mostra quanto tempo cada matéria vai ter e em que ordem cada uma vai aparecer - as mais impactantes costumam vir primeiro.
Quando se aproxima a hora de levar o jornal ao ar, o diretor de TV, o chefe de redação e os editores executivos seguem para uma sala de controle conhecida como switcher. É o diretor de TV que escolhe, por exemplo, para que câmera o apresentador vai olhar. Eles acompanham minuto a minuto a audiência, e podem deixar uma matéria que está dando ibope mais tempo no ar.
Switcher da RIT - Rede Internacional de Televisão
Foto: Divulgação / Mayara Mendes
Para transmissões em tempo real, usa-se o link, um equipamento que fica sobre uma van ou caminhão e manda a imagem para o satélite, que retransmite o sinal para a redação com atraso de alguns segundos.
Carro de transmissão de TV no julgamento do caso Mércia Nakashima
Foto: Divulgação / Rodrigo Pereira
Carro de transmissão de TV no julgamento do caso do Massacre do Carandiru
Foto: Divulgação / Rodrigo Pereira
Se houver alguma mudança, o chefe de redação se comunica com os apresentadores, que têm um ponto no ouvido. A maioria dos telejornais tem dois apresentadores, que costumam ser também editores do programa.
OS PRINCIPAIS TELEJORNAIS DO BRASIL
JORNAL NACIONAL – REDE GLOBO
Jornal Nacional (também conhecido pela sigla JN) é um telejornal brasileiro, produzido e exibido pela Rede Globo desde sua estreia, em 1 de setembro de 1969 sob o comando de Hilton Gomes e Cid Moreira.
Exibido no horário noturno, de segunda-feira a sábado, é um dos telejornais mais assistidos e reconhecidos do país, tendo, ao longo de sua existência, acumulado diversos prêmios. Hoje, é apresentado, por William Bonner (também editor-chefe) e Patrícia Poeta (também editora-executiva), sendo eles substituídos por outros jornalistas da Rede Globo durante finais de semana, feriados ou férias.
Jornal Nacional em 2013 com Patrícia Poeta
Foto: Reprodução / TV Globo
JORNAL DA RECORD – REDE RECORD
Jornal da Record (também conhecido pela sigla JR) é um telejornal noturno brasileiro, produzido e exibido pela Rede Record. Estreou em 1972 sob o comando de Hélio Ansaldo, substituindo o antigo Jornal da REI. Atualmente é apresentado por Celso Freitas e Adriana Araújo.
O telejornal faz a cobertura dos principais acontecimentos no Brasil e no mundo, a produção de reportagens especiais e investigativas. Possui repórteres em todos os estados do Brasil, através das afiliadas da Rede Record, e também conta com correspondentes internacionais em seus escritórios localizados nos Estados Unidos (Nova York e Washington), Europa (Londrese Lisboa), Ásia (Tóquio) e Oriente Médio (Jerusalém).
Destacam-se como premiações vencidas o Prêmio Esso, Troféu Imprensa, Prêmio Vladimir Herzog e prêmio APCA.
Jornal da Record com Celso Freitas e Adriana Araújo
Foto: Divulgação / Rede Record
SBT BRASIL – SBT
SBT Brasil é um telejornal noturno brasileiro, produzido e exibido pelo SBT, que vai ao ar de segunda a sábado. Estreou em 15 de agosto de 2005 sob o comando de Ana Paula Padrão. Atualmente, é apresentado por Joseval Peixoto e Rachel Sheherazade.
SBT Brasil exibido de segunda a sábado, ás 19h45
Foto: Reprodução / SBT